Para uma troca de cordas, são necessários uma chave de tarraxa, um alicate de corte e o jogo de chaves "L" ou de fenda pequenas.
Pra começar, o empenamento ocorre porque há uma tensão no braço exercida pelo tirante que puxa o braço para trás, enquanto as cordas exercem uma que deve ser proporcionalmente inversa (para frente), mas quando se tiram todas as cordas ao mesmo tempo, a tensão para trás se torna muito grande e sem nenhum tipo de resistência, o que pode alterar a resistência de maneira "permanente", empenando o baixo, de modo que ele venha a precisar de uma regulagem.
Para evitar isso, começamos trocando as cordas pela que oferece menor resistência (a corda mais grave) até a mais aguda. As ilustraçõs mostram a troca de cordas na corda Sol. Quando o seviço já estava sendo terminado.
As chaves de tarraxa são de grande auxílio, mas não são indispensáveis. Elas apenas agilizam na hora de trocar, tornando tudo mais rápido.
Não esqueça de usar o alicate para cortar o excesso de cordas para que não se perca muito tempo ao enrolar as cordas. Deixe mais ou menos um palmo de cordas sobrando apartir da tarraxa.
Os carrinhos do baixo.
Fonte: Diego Maia - .baixista.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário ou dúvidas!