As cordas são sempre contadas de baixo pra cima, sendo a primeira corda a mais fina (conhecida como prima) e a mais grossa a última (conhecida como bordão).
Timbragem.
Além dos materiais que compõem o baixo e o modo como o sinal é jogado nas caixas de som, existem alguns fatores que influenciam o som de maneira mais direta, alterando assim a timbragem. Comecemos analisando o calibre das cordas.
As cordas possuem calibres (espessura) diferentes cuja medida geralmente é em polegadas, tendo como referência sempre a primeira corda.
0.35, 0.40, 0.45 e 0.50 são os calibres mais populares. O “brilho” (forma popular com que são chamadas as freqüências agudas) é maior no calibre '0.35', enquanto o calibre '0.50' tem um destaque maior das freqüências graves.
Geralmente baixistas de Rock ou Funk preferem cordas de calibre mais brilhante, já os baixistas de Blues, Jazz e M.P.B. tendem a preferir calibres mais “foscos ou aveludados” (termos populares para as freqüências graves), o que não significa que todos devem seguir essa cartilha a risca. Devemos experimentar os tipos de cordas até acharmos o nosso padrão ideal.
Variações dos calibres citados acima são tidas como exóticas e são achados sob encomenda ou em lojas especializadas. Outra combinação considerada exótica, é a em qe cordas de guitarra são adicionadas, visando-se um alcance de notas mais agudas.
Rolamento.
O rolamento da corda também é um fator muito importante para a construção da sonoridade. Elas podem ser dos seguintes tipos:
Cordas Round Wound: Possuem um preço geralmente mais barato. Sua timbragem é mais brilhante por conta de maior resposta dos agudos (podendo ser utilizada em ritmos como Funk, por conta dos slaps e Rock por conta do pizzicatomais estalado). Sua superfície áspera tem um som mais singular mostrado no raspar dos dedos.

Cordas Flat Wound: Tem o filamento liso e achatado. Sendo assim, sua superfície fica lisa e deslizante. Possui uma sonoridade mais próxima do baixo acústico, tendo um som mais opaco e de pouca duração (sustain). Possui uso mais regular em estilos como o jazz, o blues e alguns segmentos da M.P.B.

Cordas Half-Flat / Half-Round: Possuem uma sonoridade menos opaca que as Flat Wound e mais suave que as Round Wound. Assim como o timbre, a duração das notas (sustain) também se encontra em um nível intermediário.

Espero que tenha ajudado um pouco mais nas batalhas do dia-a-dia de vocês.
Fonte: Diego Maia - baixista.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário ou dúvidas!