Ponte (Bridge) -
É uma peça muito importante do contrabaixo. Embora pareça que seja
apenas um apoio para as cordas, é a ponte que faz a transferência das
vibrações das cordas para a madeira do corpo. Além disso, é na ponte que
se faz o ajuste do tamanho de cordas, pois cada nota exige um tamanho
certo. Em alguns contrabaixos, as cordas não são presas na ponte, mas
sim diretamente no corpo, visando um melhor aproveitamento dos graves.
Captadores (Pickup) - Têm a função de transformar a vibração das cordas em som. Através de indução magnética, o som é captado e transmitido para a saída. Entre os vários modelos de captadores, os tipos mais comum são o Jazz, Precision e Piezo.
Corpo (Body)
- Principal responsável pelo timbre do instrumento. Assim como no
violão existe a caixa acústica, o corpo do contra baixo é quem vibra,
dando sustentação e grave necessário ao baixo. É no corpo que se fixam
as cordas, o braço e a parte elétrica. O peso do corpo influi também no
equilíbrio do baixo e no conforto para o instrumentista.
Mão ou Paleta (Headstock)
- Além de servir para fixação das tarrachas, tem muita influência no
equilíbrio do instrumento. Experimente tocar num baixo com paleta e num
sem ( como Factor, Steinberg ) e sinta a diferença!
Tarrachas (Tuning Machines) - Responsável pela afinação do instrumento, merece cuidados especiais quanto à manutenção e conservação.
Braço (Neck)
- Parte fundamental do instrumento, deve ser firme o suficiente e de
madeira estável (ou seja, com a variação do tempo ela não empena
facilmente). Requer cuidados quanto ao uso do tensor, que é interno ao
braço. Sempre que se trocar as cordas, checar se a curvatura do braço é
aceitável, e se necessário, atuar suavemente no tensor.
Materiais Usados
Madeiras -
O contrabaixo elétrico é fabricado de madeiras densas, embora existam
experiências quanto ao uso de outros materiais sintéticos e até mesmo
alumínio. Mas o baixo não é feito de um só tipo de madeira. Geralmente,
usam-se madeiras "pesadas" no corpo do instrumento, de modo a garantir o
"grave"; e madeiras resistentes no espelho, como pau-ferro ou
jacarandá. Para o braço do instrumento geralmente se usa marfim, embora
existam experiências com outras madeiras.
Cordas -
As cordas do contrabaixo podem ser de diferentes tipos e materiais.
Cordas feitas de níquel possuem um som brilhante, mas se desgasta
facilmente. As de aço inoxidável são mais resistentes, porém seu som não
é tão brilhante. Existem cordas feitas de cobre, de cor vermelha, mas
discutidas quanto à sua resistência. Alguns afirmam que elas se rompem
facilmente. Há também cordas feitas de bronze fosfórico, de cor amarela.
São recomendadas para contrabaixos acústicos tipo "violão". Quanto ao
tipo, existem basicamente 3: as roundwound são feitas a partir de um fio
cilíndrico enrolado em torno de um guia. É o tipo mais comum, e
reconhecido pela aspereza. As flatwound por sua vez são feitas a partir
de uma tira retangular enrolada, o que a deixa muito lisa, e indicada
para contrabaixos fretless. Entretanto, as flatwound tem por
característica sonora o som mais puro, enquanto as roundwound tem o som
mais "encorpado". O meio termo está no tipo halfwound, que nada mais é
do que uma roundwound trabalhada na parte de contato com o espelho.
Neste trecho, ela é lisa como a flatwound. Mas na parte de "toque", ela é
áspera como a roundwound. Com isso, obtém-se um som encorpado sem
danificar o espelho.
Eletrônica -
Uma parte cada vez mais importante do contrabaixo é a eletrônica
embarcada nos circuitos de captação. Os mais simples são os chamados
passivos, onde o circuito é "alimentado" pela energia gerada pela
vibração das cordas, através de indução magnética. Constam apenas de
alguns capacitores e potenciômetros para controle de volume e tone. Os
circuitos chamados ativos são aqueles que possuem algum efeito
incorporado, geralmente alimentado por uma bateria extra. Este efeito
pode ser desde um pré-amplificador até um equalizador de 3 bandas ou até
um mixer. Uma confusão muito freqüente é quando se fala em captação
ativa. O fato do circuito ser ativo não implica que os captadores também
o sejam. Captadores ativos contém apenas uma bateria extra para
amplificar o sinal, e independem do circuito usado. Pode-se muito bem
ter captadores ativos num circuito passivo e vice-versa.
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